segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

SECA PODE CONTINUAR

Funceme divulgou hoje pela manhã novo prognóstico de chuvas para o Ceará 
  (Foto: Tereza Tavares/TV Verdes Mares)

As chances de chover abaixo da média histórica no estado em março, abril e maio são de 40%, segundo o prognóstico apresentado há poucos instantes, na manhã desta segunda-feira (24)  pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A probabilidade de haver chuva acima da média é de apenas 20% e, na média, de 40%.
Em relação ao primeiro prognóstico divulgado em janeiro deste ano, as chances de chover abaixo da média permaneceram no mesmo percentual e, de o estado receber chuvas acima da média caíram. O prognóstico de janeiro apontou 40% de probabilidade de chover abaixo da média em fevereiro, março e abril; 25%, de ficarem acima da média e, 35%, na média. As chuvas que ocorreram no período devem se concentrar no Noroeste (mesorregião de Sobral) e no Sul do Estado.
Em 2012 e 2013, a Funceme havia previsto chuvas abaixo da média em todo o estado, o que foi confirmado. Por falta das chuvas constantes, o Ceará sofre atualmente uma das maiores secas que o  Estado já experimentou; em janeiro, 178 das 184 cidades cearenses haviam decretado situação de emergência por causa da continuidade da estiagem.

Para Nelson Martins, titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), “as ações de combate a seca continuarão em todo o Estado. As maiores preocupações são com o nível dos reservatórios hídricos e com a agricultura, já bastante despotencializados’, afirmou.
Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais especializados em meteorologia, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.
Na primeira previsão de 2014, a Funceme divulgou que havia 40% de chance de a quadra chuvosa ficar abaixo da média. Conforme a avaliação anunciada em janeiro deste ano, a probabilidade de chover acima da média era de apenas 25%, contra 35% de permanecer dentro da média. 
Adhler Costa, de Fortaleza, com informações da FUNCEME, 24/02/2014 10h44 - Atualizado em 24/02/2014 10h50, para o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário