Obras do Anel Viário
chegam a 55% de execução
Os usuários que trafegam pelas
rodovias que ligam o Anel Viário percebem os avanços das obras de implantação e
duplicação da malha viária. Atualmente elas se encontram com aproximadamente
55% de execução. Segundo o engenheiro do Departamento Estadual de Rodovias –
DER, Paulo Loiola, estão concluídos os trechos do entroncamento da BR-020/222
até Tabapuá. Desde a pavimentação da rodovia, os três viadutos e a sinalização
horizontal, faltando somente as alças do Conjunto Nova Metrópole.
Atualmente o trecho da BR-020/222
até a CE-040, já foram feitos 80% dos serviços de terraplenagem e 70% da
implantação do pavimento rígido. Além do viaduto da CE-065 concluído, outros
dois estão aguardando aprovação de uma nova concepção do projeto por parte do
DNIT, CE-060/040. O viaduto do Alto Alegre será iniciado ainda no mês de
novembro. Já as três pontes, localizadas no Rio Coaçu, Rio Gavião e Rio Siqueira,
encontram-se concluídas.
A nova pista será de pavimento de
concreto, mais resistente e com maior durabilidade. A existente possui 11
metros de largura. Ao fim das obras, sua medida horizontal será, na verdade,
triplicada. Serão 16,5 metros de um lado e 16,5 metros do outro, totalizando 33
metros. A extensão inclui canteiro central, ciclovias laterais, retornos,
acostamentos e nova sinalização.
Histórico da obra
O Anel viário compreende 32 km de
extensão. Ele começa na CE-040 (Eusébio), cruza a BR-116 (Itaitinga), passando
ainda pela CE-060 (Maracanaú), pela CE-065 (Maranguape) e pela BR-020
(Caucaia), indo até Avenida Mister Hull (Tabapuá).
A duplicação faz parte do Plano
de Logística de Transporte do Porto do Pecém. No dia 19 de dezembro de 2011 o
governador Cid Gomes e o diretor geral do DNIT assinaram convênio para a
conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário. O Estado
assumiu a execução das obras e receberá os recursos do DNIT. O convênio envolve
recursos de cerca de R$ 208 milhões.
Assessoria
de Comunicação do DER, 11/11/2014, às 07h02
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