Receita libera consulta
ao penúltimo lote de restituições até a próxima semana
A Receita Federal divulga,
até o início da próxima semana, a consulta ao penúltimo lote regular de
restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2014.
Técnicos da Receita aguardam apenas a autorização da cúpula do Fisco para liberar a lista, que pode ser divulgada a qualquer momento. O dinheiro estará disponível na rede bancária no próximo dia 17.
Depois desse lote, o contribuinte que espera a liberação da restituição terá a última chance em dezembro, quando sairá o último lote.
Técnicos da Receita aguardam apenas a autorização da cúpula do Fisco para liberar a lista, que pode ser divulgada a qualquer momento. O dinheiro estará disponível na rede bancária no próximo dia 17.
Depois desse lote, o contribuinte que espera a liberação da restituição terá a última chance em dezembro, quando sairá o último lote.
O CPF dos beneficiados será
disponibilizado na página da Receita na internet. A consulta também poderá ser
feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com
os sistemas iOS (Apple) ou Android.
Para corrigir divergências na
declaração, a sugestão é que o contribuinte acesse o Centro Virtual de
Atendimento da Receita (e-CAC) e, assim,
evite ficar retido na malha fina. Às vezes, a digitação de um número incorreto
ou letras a mais em qualquer um dos dados constantes na declaração cria
problemas para o contribuinte. (Leia mais sobre esta matéria, clicando abaixo, em:)
Todos os anos, a Receita libera
sete lotes regulares de restituições. O primeiro em junho e o último em
dezembro. Nos meses seguintes, à medida que as declarações em malha são
corrigidas, são liberados lotes residuais.
Pelas normas da Receita, a
restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não
fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, usando o
Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no
e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado,
o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil
ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001, nas
capitais e 0800-729-0001 nas demais localidades. O número 0800-729-0088 é
disponibilizado especialmente para pessoas com deficiência auditiva. Nesse
contato, o contribuinte pede o agendamento do crédito em conta-corrente ou em
poupança, em seu nome, em qualquer banco.
De Brasília, Daniel Lima – Repórter da
Agência Brasil, 06/11/2014 às 18h49
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