Total de
matrículas nos ensinos fundamental e médio na rede pública cai em 2017
Censo Escolar
da Educação Básica considera dados das redes públicas municipal e estadual
(Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
O número de alunos matriculados em escolas públicas
no ensino fundamental e no ensino médio em 2017 caiu, mas houve aumento nas
matrículas de creches e pré-escola, bem como na educação especial. Os dados são
do Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgado hoje (26) pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Este ano, segundo o levantamento, o total de alunos
matriculados no ensino fundamental em escolas públicas foi de 22,05 milhões, o
que representa uma queda de 1,62% em relação a 2016. No ensino médio, foram
6,68 milhões em 2017, queda foi de 2,85% na comparação com o ano passado.
O número de alunos matriculados em creches da rede
pública subiu 6,8%, chegando a 2,2 milhões. Na pré-escola, também houve aumento
no número de alunos matriculados, com um total de 3,87 milhões e crescimento de
2,64% em relação a 2016. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) registrou um
aumento de 4,1%, com 2,92 milhões estudantes matriculados em 2017.
Em todas as etapas, o total de matrículas na rede
pública este ano chegou a 37,75 milhões, leve redução de 0,5% na comparação com
2016. Na educação especial, voltada para o atendimento de alunos com
necessidades especiais, foi registrado aumento no número de matriculas em todos
os segmentos.
Censo
O levantamento do Inep detalha o número de
matrículas iniciais na educação básica das redes públicas municipal e estadual
de ensino, que abrangem a creche, pré-escola, os ensinos fundamental e médio, a
EJA e a educação especial. Os dados incluem as áreas urbana e rural e a
educação em tempo parcial e integral.
A segunda etapa do Censo Escolar 2017 terá início
no próximo mês, quando serão coletados os dados sobre o rendimento e o
movimento escolar dos alunos.
O Censo Escolar é feito anualmente, sob coordenação
do Inep. Segundo o órgão, a ferramenta é indispensável para que os atores
educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades
federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com
isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
De Brasília, Sabrina Craide - Repórter da Agência
Brasil, em 27/12/2017 06h57
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