Ministério da
Educação e FNDE fazem pesquisa sobre transporte escolar
O Ministério da Educação (MEC)
quer saber o que gestores municipais, diretores e coordenadores de escolas de
todo o país acham do transporte escolar oferecido pela pasta. Estão disponíveis
três questionários na internet, que podem ser preenchidos até o dia 15 de
agosto.
Entre outras questões, o MEC
pergunta se as revisões e os reparos do transporte escolar foram feitas e se o
município teve alguma dificuldade de acessar os recursos repassados para serem
usados no transporte dos alunos.
As pesquisas, foram lançadas
pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada
ao ministério, e têm como objetivo avaliar o Programa Caminho da Escola e o
Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).
Devem responder aos
questionários os gestores do transporte escolar dos municípios brasileiros, os
integrantes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e os
diretores e coordenadores de escolas que recebem estudantes residentes em área
rural.
Os formulários estão
disponíveis nos links: http://www.wikiportes.com.br/pesquisa, para gestores; http://www.wikiportes.com.br/cacs, para conselheiros; e http://www.wikiportes.com.br/diretores, para diretores.
Atualmente, segundo o FNDE, mais de 4,6 milhões de estudantes que residem ou estudam nas áreas rurais do país utilizam os transportes bancados pelos programas para terem acesso às escolas. A intenção, com a pesquisa, é conhecer os desafios a serem superados.
Atualmente, segundo o FNDE, mais de 4,6 milhões de estudantes que residem ou estudam nas áreas rurais do país utilizam os transportes bancados pelos programas para terem acesso às escolas. A intenção, com a pesquisa, é conhecer os desafios a serem superados.
Centro colaborador
As duas avaliações fazem parte
dos seis produtos que compõem o plano de trabalho do primeiro Centro
Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar do Brasil (Cecate), localizado na
Universidade Federal de Goiás. O Cecate foi lançado esta semana pelo MEC e
FNDE.
O plano de trabalho prevê
também a elaboração de curso de capacitação dos gestores, em relação ao
planejamento e regulação do transporte escolar, e dos conselheiros do CACs; a
aplicação do curso em novas turmas; o desenvolvimento de cartilhas do
transporte escolar, bem como de software e plataforma de gestão do transporte escolar.
O modelo de centro colaborador
já é aplicado para a alimentação escolar. O FNDE tem parceria com 41
instituições federais de Ensino Superior, no âmbito do Programa Nacional de
Alimentação Escolar (Pnae), para desenvolver ações de pesquisa, ensino e
extensão.
Nove instituições formaram os
chamados Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar, que são
unidades de referência e apoio constituídas para desenvolver ações de interesse
e necessidade do Pnae, com estrutura e equipe para execução das atividades em
áreas prioritárias definidas pelo FNDE.
De Brasília, Mariana
Tokarnia, repórter da Agência Brasil, em 21/06/2018, às 05h57
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