quinta-feira, 6 de junho de 2013

CÂMARA FEDERAL

Discurso proferido pelo Deputado Mauro Benevides, na Câmara Federal, em 04 de junho de 2013

                           Criação de novos municípios
               Senhor presidente, senhoras e senhores deputados: 
Numa das mais concorridas sessões da Câmara dos Deputados foram aprovadas normas que garantirão a criação de municípios, com as galerias lotadas e o Plenário, igualmente, repleto de parlamentares, todos desejosos de assegurar parâmetros legais que permitissem a emancipação de Distritos, o que ampliará, significativamente, o número de novas cidades na extensão do território nacional.
No Ceará espera-se que mais de vinte comunas despontem no cenário daquela Unidade Federada, todas em condições de sobreviver com os seus próprios recursos, em face da expressão demográfica que possui e de apreciável numero de habitantes.
Dentre outros, convém mencionar Pajuçara, desmembrado de Maracanaú; Lima Campos, desmembrado de Icó; Jurema, desmembrado de Caucaia, Alencar, desmembrado de Iguatu; São João do Aruaru, desmembrado de Morada Nova, Antonio Diogo, desmembrado de Redenção; Poço da Serra, desmembrado do Crato; Cruxati, desmembrado de Itapipoca e alguns de configuração assemelhada, que se habilitarão para compor o processo emancipacionista.
Com as alterações procedidas, é possível que, ainda hoje, a proposição retorne ao exame do Senado Federal, ali devendo processar-se em regime de urgência, o que viabilizará a concretização de tão justo anseio, acalentado, há vários anos, dentro de constantes mobilizações que, afinal, chegaram a bom termo.
Ressalte-se que o Presidente Henrique Eduardo Alves cumpriu o compromisso assumido com todas as lideranças, fazendo a inserção da matéria na ordem do dia, dirigindo, ele próprio os trabalhos sob aplausos de muitos populares que se achavam nas dependências da Casa.
Chega-se, assim, a bom termo, após longo período de expectativa, quando muitos vereadores empenharam-se junto aos representantes desta Casa, o que resultou num final feliz, possibilitando o surgimento de outras Edilidades em quase todas as Unidades Federadas.
O cenário de novas cidades dará ao Brasil configuração bem mais ampla, esperando-se que todas as urbes surgidas venham a contribuir para o desenvolvimento do Ceará e do próprio Brasil.                                                               MAURO BENEVIDES

                                                                     Deputado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário