domingo, 16 de junho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - ABAERTURA

As vaias de ontem, os vaiados e os vaiantes
                              (Foto: Agência Reuters)
A presidente da República, Dilma Rousseff e o Presidente da FIFA Joseph Blatter foram vaiados ontem, sábado, para todo o mundo ver e ouvir, na solenidade de abertura da Copa das Confederações, no Estádio Nacional Mané Garrincha antes da partida entre Brasil e Japão. Quando a presença de Dilma foi anunciada pelo sistema de som do estádio, logo depois que os jogadores das duas seleções entraram em campo, ouviram-se os apupos em intensidade tal que não se ouviu nada do que a presidente falou. 
Ao lado dela, Joseph Blatter, presidente da Fifa, também foi alvo das manifestações deseducadas da torcida.
O suíço fez um breve discurso, no qual se disse muito feliz e chamou os torcedores de “amigos do futebol”. Quando se referiu a Dilma,- e o estádio inteiro voltou a vaiar - Blatter não achou outra forma de reagir, se não cobrando respeito do público vaiante.
- Amigos do futebol brasileiro, onde estão o respeito e o fair-play de vocês? Por favor!, exclamou Blatter.
Seriam mesmo necessárias essas "democráticas" manifestações para o mundo inteiro ver que somos mesmo uma nação "evoluída", "politizada" e "participante" das melhores soluções para o País?
Já não bastam as imagens e notícias que os grandes jornais do mundo estão veiculando atualmente sobre a violência urbana, o vandalismo e as badernas que vêm ocorrendo nas ruas das principais metrópoles brasileiras?
Não são suficientes as noções, às vezes exageradas, que os estrangeiros têm, de que o Brasil é o paraíso das drogas, da violência, da corrupção, do sexoturismo e de outras mazelas mais?
Não minha gente, "direitos de livre expressão" à parte. Precisamos mostrar ao mundo um Brasil de povo alegre, ordeiro, hospitaleiro e educado. Não camuflando nossos erros de toda a espécie, é claro. Mas também não desnudando a nossa personalidade, projetando uma índole de que somos mesmo um povo subdesenvolvido em tudo e, sobretudo, em deseducação, a ponto de um gringo ter que nos advertir aos holofotes do mundo, sobre nossa falta de respeito.
Teriam razão Charles De Gaulle: "O Brasil não é um país sério!"? Ou Jime Carter: "Buenos  Aires, a capital do Brasil".? Ou mesmo "Los Hermanos", em seus deboches: "Brasil de los macacos"?
Precisamos saber projetar a nossa Gentil Pátria Amada Brasil pelo lado bom e não o contrário.
Opinião do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário