sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CULTURA - MÚSICA

Sonora Brasil traz cultura do marabaixo
amapaense para Sobral
Originado no quilombo de Curiaú, do estado do Amapá, o grupo “Raízes do Bolão” mantém viva a tradição da música e dança do marabaixo. E neste sábado (31), a Unidade Sobral do Sesc recebe o grupo, dentro do circuito Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com tema “Tambores e Batuques”, da 16ª edição do projeto Sonora Brasil. O grupo se apresenta no Teatro São João, às 20h, com entrada gratuita.
Raízes do Bolão dá voz à cultura afrodescendente do Amapá, ao som de tambores e pandeirões. O grupo canta e dança em passos “miudinhos”, relembrando a época da escravidão onde os negros tinham os calcanhares presos por correntes. As temáticas do repertório abrangem desde temas do cotidiano do escravo, até louves a santos católicos como São José, São Tiago e São José.
 Integram o grupo, os tocadores e cantadores: Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Carmem Andréia e Siula da Fonseca.
O grupo segue pelo interior do Estado, realizando apresentações nas Unidades do Sesc: Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.
Sobre o Sonora Brasil
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais” desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Em 2013, o primeiro tema (“Tambores e Batuques” – com foco nas manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental) circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O segundo (“Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” – que traz à tona a força deste compositor relevante para o desenvolvimento da música no Brasil), segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste.
Nesta primeira etapa, os oito grupos musicais realizarão 450 concertos, em 128 cidades brasileiras. E, em 2014, procede-se a inversão dos temas para que concluam o circuito nacional.

Apresentações Raízes do Bolão” (AP) 
Dia 31/8
Local: Sobral – Teatro São João (Praça São João, s/n – Centro)
Horário: 20h 
Gratuito  
Informações: (88) 3611.0954
Jornalistas Lina Galvão, por E-mail para o blog 

Nenhum comentário:

Postar um comentário