sábado, 10 de agosto de 2013

POLÍTICA NACIONAL

Licitação do Metrô: Para MP, há ´fortes indícios de cartel´ 

O promotor do caso disse que os executivos das empresas suspeitas serão tratados como "organização criminosa"

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um inquérito criminal específico para apurar possível formação de cartel e fraude em licitações por parte das empresas investigadas pelo Conselho Administrativo de Defesa do Patrimônio (Cade) no esquema denunciado pela alemã Siemens.

O promotor do caso, Marcelo Mendroni, disse que os executivos das 19 empresas suspeitas serão tratados como "organização criminosa" e que há "fortes indícios" de formação de cartel.
O novo inquérito será tocado em paralelo aos 45 já em andamento no MPE sobre compras do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nos últimos 15 anos. Essas investigações, algumas delas arquivadas, foram reabertas e são conduzidas por uma força-tarefa de dez promotores, sendo oito da área cível e dois da criminal.
A investigação criminal quer esclarecer se o cartel denunciado fraudou licitações, corrompeu agentes públicos e, eventualmente, lavou dinheiro desviado das compras públicas.
O procedimento criminal, instaurado na quinta-feira, 8, vai correr em segredo. Mendroni deverá solicitar acesso às investigações dos colegas para comprovar a existência do cartel e já tem os sete volumes da investigação do Cade - com e-mails e outros documentos entregues pela Siemens por meio de um acordo de leniência, instrumento jurídico que dá imunidade a um delator do cartel. "Posso adiantar que existem fortes indícios da formação de cartel", disse o promotor.
Nota

O atual presidente da Siemens, Paulo Stark, emitiu ontem uma nota em que a empresa "refuta quaisquer acusações que não sejam baseadas em provas validadas por órgãos oficiais competentes e que denigram a imagem"da empresa, de governos, partidos políticos e pessoas públicas ou privadas. A empresa nunca confirmou ter denunciado o esquema de cartel para o Cade (uma vez que o acordo de imunidade é sigiloso). Diz apenas que coopera com as autoridades.

[...]
Apesar da resistência de partidos aliados, a bancada petista na Câmara e no Senado decidiu que terça-feira, 13, iniciará a coleta das assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a denúncia feita pela empresa alemã Siemens.

AGËNCIA BRASIL - Sábado -  10.08.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário