Ibama autoriza início
de obras de ampliação do Porto do Pecém
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama)
expediu ofício para a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), nesta
quinta-feira (28), autorizando o começo das obras de ampliação Terminal
de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém. ?Esse documento permite início
imediato das obras de ampliação do TMUT?, afirmou o secretário da
Infraestrutura, Adail Fontenele. O consórcio Marquise/QG/Ivaí formado pelas
empresas Construtora Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí Engenharia de Obras,
realizará as obras pelo valor de R$ 568,7 milhões, com previsão de término em
30 meses.
Os serviços da segunda etapa da expansão do terminal portuário incluem
uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão,
pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em
cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros da ponte; a construção
de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou
porta-contêineres. Estes últimos equipamentos serão voltados para operação com
carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da refinaria
Premium II da Petrobras e da ferrovia Transnordestina; está previsto também a
ampliação do pátio da retro-área de aproximadamente 69.000 metros quadrados.
Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de placas
da siderúrgica, enquanto a Ferrovia Transnordestina utilizará provisoriamente o
Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), cuja primeira etapa já foi inaugurada,
até ter o seu próprio terminal. O secretário Adail Fontenele, define como
fundamentais os investimentos no terminal portuário para fomentar a captação de
empreendimentos de grande porte para o Estado, os quais resultarão em impactos
positivos na economia estadual.
TMUT
Em agosto de 2010 o Governo do Estado entregou a primeira etapa das
obras do TMUT, composto por dois berços de atracação, que atenderão aos navios
porta-contâiner; ampliação do quebra-mar para mil metros; e o prolongamento da
ponte existente, de 348 metros. O custo da obra foi de aproximadamente R$ 410
milhões. Além do TMUT o Terminal recebeu, ainda, o reforço de obras como a
implantação de uma correia transportadora e de um descarregador de minérios,
que somaram investimentos da ordem de R$ 175 milhões. A expectativa é que com a
nova ampliação, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) esteja
composto por um berço no TMUT, um novo quebra-mar, dois berços de granéis
sólidos; e cinco berços de granéis líquidos.
Assessor de Comunicação da Seinfra, Marco da Escóssia , 29.11.2013, às 17h30
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