segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PIT STOP

Tudo é sagrado
2013. Mais um ano que se finda! Com ele, passaram alegrias, tristezas, realizações, frustrações, o bom e o ruim que possamos ter construído ou contribuído para tal. Mas, como observa o sábio, “tudo que fazemos é sagrado”: o trabalho, o ofício, a arte, as relações sociais. Como dizia o cantor e compositor baiano, “tudo é divino, tudo é maravilhoso!”
Por outro lado, “O evangelho é a boa nova, que Jesus veio ao mundo anunciar”. Muitos o receberam, outros tantos ouviram, mas não o compreenderam. Aí, lembra-se a parábola do semeador, sobejamente conhecida por quem costuma visitar os compêndios bíblicos.
Em nós, a grande seara é o nosso coração, se é que assim podemos fazer essa comparação. Considerando assim, é preciso sempre questionar: na semeadura, aonde foi cair a semente semeada em nosso coração? Em terreno fértil, que nasceu, cresceu, floresceu e frutificou? E em frutificando, amadureceu e deu alimento para muitos? Ou foi aquela semente que até caiu em solo bom, chegou a nascer, mas, por falta de ‘zelos culturais’ foi sufocada pelas ervas daninhas e pereceu? Ou foi, ainda, aquela semente que caiu em terra árida mas só serviu para ser comida pelas aves do céu que pousaram sobre ela? Então, que cuidado tivemos com a palavra bíblica recebida, à luz da parábola supramencionada? Reflitamos, pois.
Bem, mas ainda mirando o pensamento do sábio, do poeta, do compositor, do cantor, enfim, as artes são mesmo divinas e maravilhosas. São bênçãos de Deus. Por elas, muitas maneiras há de nos permitir que essas bênçãos cheguem a todo mundo, e interfiram para melhorar a vida de muitas pessoas. Cabe ao artista (ou quem da arte faça uso) a responsabilidade de entender a mensagem da qual a arte é o instrumento – e procurar, sempre que possível – dividi-la com os outros.
E aqui cabe colocarmos a afirmação de que, todos nós somos artistas em potencial. Não importa o que fazemos: se pintamos, escrevemos num jornal, veiculamos notícias em blogs, falamos numa rádio ou numa televisão. Ou até mesmo se dirigimos um ônibus, trabalhamos num banco, servimos numa mesa de restaurante, cuidamos dos filhos em casa, não importa. Em nossas vidas, e em nossas atitudes, a mensagem de Deus está presente! Somos todos artistas, por que não? Pois, já que somos artistas e temos a oportunidade de veicular o divino, pela arte, cabe a cada um nós dar um sentido sagrado a tudo que fazemos.
E assim, seremos capazes de melhorar nossa própria vida e a dos outros também. Consequentemente, contribuiremos para um mundo mais feliz e melhor.  
Este blog, em seus apenas oito meses de editoração, quer nesta última edição do ano – sim, porque faremos um pequeno intervalo de dois dias, retornando em 2 de janeiro de 2014 -, agradecer penhorado, a todos os seus leitores, pela confiança que todos dispensaram a esta crônica. Em pouco tempo, mais de 40.000 leitores, em acesso direto, espontaneamente, tornaram-se aficionados dessa leitura. E, à medida que o número de adeptos evoluía, entendíamos crescer ainda mais a nossa responsabilidade em todos os aspectos, sobretudo na seleção das opiniões formuladas e nas imagens e informações reproduzida, em nome do respeito aos nossos leitores  Pois, sabemos que ao formarmos uma opinião, projetarmos uma imagem e/ou reproduzirmos uma informação, precisamos ter sempre em mente que cada gesto nosso pode interferir de algum modo no pensamento de muitas pessoas. Parafraseando Michel Maffesoli (in A parte do Diabo), “o bem e o mal coabitam em nós”. É preciso saber distinguir sobre quem pretendemos alimentar.
Um abraço a todos. Muito obrigado. Feliz 2014!
Herculano Costa - Editor do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário