quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Em Brasília

Novos ministros Levy e Barbosa já despacham, a partir de hoje, no Planalto
A partir de hoje, quinta-feira (27), Joaquim Levy e Nelson Barbosa passarão a despachar diariamente no Palácio do Planalto, até que sejam nomeados ministros da Fazenda e do Planejamento, respectivamente.
Eles vão ocupar uma sala no terceiro andar – o mesmo do gabinete presidencial – e terão as primeiras chances de conversar com a presidente Dilma Rousseff, sem testemunhas, o que não aconteceu até agora. Em todas as reuniões, Dilma esteve acompanhada do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Os dois nomes serão anunciados como os novos ministros hoje, quinta-feira, às 15 horas, no Palácio do Planalto.
Ainda não há data marcada para a posse – tanto pode ser depois da aprovação pelo Congresso, do projeto de lei que trata da meta de superávit, quanto pode ficar para o dia 1º de janeiro, junto com a nova equipe. O mais provável é que seja antes de janeiro, quando estiverem prontas as primeiras medidas do ajuste fiscal.
A princípio, os dois ministros vão conhecer, detalhadamente como andam as contas do governo. Até aqui, os números apresentados surpreenderam pela deterioração nas contas públicas.
Já está decidido que haverá um ajuste nas contas e este será escalonado – feito ao longo dos quatro anos do novo mandado da presidente Dilma Rousseff. Ali no Planalto, ao lado da presidente Dilma Rousseff, os futuros ministros vão discutir com ela qual o caminho a seguir – se mais política fiscal (corte de despesas) ou mais aperto monetário (juros). Quanto maior o ajuste nas contas, menor a necessidade de subir juros. É a receita dos especialistas. Segundo afirma Mansueto Almeida, técnico do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), “não há mágica: cortam-se gastos ou sobem-se juros”,  
De Agências, 27/11/2014, às 06h35

Nenhum comentário:

Postar um comentário