sábado, 23 de maio de 2015

Corrupção - Ceará

Operação Loop: Polícia Federal cumpre 9 mandados de busca e apreensão
 
A Polícia Federal do Ceará (PF-CE) realizou na manhã desta sexta-feira, (22), a Operação Loop, em Fortaleza e nas cidades de Eusébio, Guaramiranga, Ibaretama e Independência. Os 42 policiais federais cumpriram  9 mandados de busca e apreensão. Os agentes entraram nas residências e apreenderam computadores e vários documentos. Todo material será periciado e em seguida os suspeitos serão ouvidos.
Em coletiva de imprensa na Sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará, o delegado Federal, Herbert de Lavor, informou que a operação iniciou em 2012 e tem como objetivo apurar a atuação de associação criminosa de empresários e agentes públicos vinculados a Prefeituras, no Ceará. São investigados crimes, como desvio de recursos públicos federais e municipais, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
As investigações correm em segredo de Justiça, mas a PF revelou que há a possibilidade de que uma construtora investigada na operação tenha faturado mais de R$ 6 milhões no ano passado.
Uma dos alvos da Operação Loop, a Prefeitura de Ibaretama divulgou ontem à tarde uma nota de esclarecimento sobre a ação da PF que teve de abrir à força um prédio público em que o material a ser apreendido se encontrava. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o fato aconteceu na sede da licitação, onde os policiais deveriam apreender a documentação relativa a processos licitatórios dos anos 2010 e 2011, ocorridas na gestão passada. “Quanto à abertura forçada do prédio, que consta o ‘Arquivo Morto’, fez-se necessário devido a não localização em tempo hábil pelo corpo da prefeitura da chave do local”, destaca a nota oficial.
A Prefeitura afirma que atendeu todas as demandas da delegada Federal, Dra. Fernanda Coutinho e sua equipe, através do seu corpo de servidores das respectivas Pastas, solicitados a apresentar os arquivos necessários ao atendimento dos documentos para atender ao mandado. “O município reitera o seu compromisso pela lisura dos processos relacionados à atual gestão e continuará cobrando a apuração dos fatos, contribuindo a todo o momento com as autoridades judiciais e policiais, no que for necessário”, conclui a nota.
Em Eusébio, os agentes realizaram buscas em casas e apartamentos de empresários alvos da Operação Loop. A prefeitura não foi visitada.
O termo “Loop” faz alusão a uma linguagem de programação que é um comando utilizado para repetir uma ação (atuação policial) enquanto determinada condição (crime) ocorrer.
Com conteúdo de Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário