Programa prevê
concessões de 16 trechos de rodovias e seis de ferrovias
Dilma Rousseff lança programa de concessões de rodovias,
ferrovias e aeroportos
(Foto:Valter
Campanato/Agência Brasil)
A nova etapa do Programa de
Investimentos em Logística, lançada hoje (9) pelo governo, prevê concessão de
16 trechos de rodovias e seis de ferrovias, somando R$ 152,5 bilhões nas áreas.
Em 2015, o governo pretende realizar cinco leilões de rodovias, e mais 11 em
2016.
O plano prevê um total de R$
198,4 bilhões em investimentos e também inclui concessão de aeroportos e
portos. O pacote de estímulo à infraestrutura é uma das principais apostas do
governo para destravar a economia nos próximos anos.
De acordo com o ministro do Planejamento,
Nelson Barbosa, a nova etapa responde ao aumento da produção, da frota
automobilística, do movimento de passageiros e de cargas em portos do país.
“Há uma grande demanda por
infraestrutura no Brasil, isso garante que haverá demanda. Se há demanda, há
investimentos”, avaliou.
Para as rodovias, a concessão
seguirá o modelo de leilão pela menor tarifa, como ocorreu com a Ponte
Rio-Niterói, que teve a concessão renovada este ano. Além das transferências de
trechos de rodovias para administração do setor privado, o pacote prevê 11
novos projetos rodoviários.
Para as ferrovias, o modelo de
concessão se dará de acordo com as características de cada empreendimento. Na
lista de projetos, estão trechos da Ferrovia Norte-Sul e a construção de uma
ferrovia entre o Rio de Janeiro e Vitória, além da Ferrovia Transoceânica, em
parceria com o Peru, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico.
O trecho brasileiro da Ferrovia
Bioceância, de 3,5 mil quilômetros, sejam necessários R$ 40 bilhões em
investimentos. O memorando de entendimento entre Brasil, China e Peru para a
obra já foi assinado. O prazo para que os estudos sejam finalizados é maio de
2016.
De acordo com a presidenta Dilma
Rousseff, a ferrovia representará acesso ao mercado asiático. “Isso significa
um novo posicionamento extremamente estratégicos para as relações
internacionais”, disse ao anunciar o Programa de Investimento em Logística. Ao
todo, a nova etapa de concessões prevê R$ 86,4 bilhões a serem investidos em seis
blocos.
Além da Bioceânica, estão
previstas concessões para dois trechos da Norte-Sul. Um deles ligará Anápolis
(GO) a Palmas (TO). A concessão desse trecho de ferrovia, que já foi
construído, estará condicionado a construção de um novo trecho. “A ferrovia
terá uma extensão total de 1.430 quilômetros. Ao terem de construir o trecho
entre Açailândia e Bacarena, vamos melhorar a saída de produtos pelos portos do
Norte”, disse o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. O total de
investimento previsto para a obra é R$ 7,8 bilhões.
O segundo trecho da Norte-Sul a
ser leiloado tem 895 quilômetros e ligará Anápolis (GO), Estrela D'Oeste (SP) e
Três Lagoas (MS). O investimento estimado é R$ 4,9 bilhões, com o objetivo de,
além de concluir o corredor Norte-Sul com o trecho sul da ferrovia,
interligá-la com o polo agroindustrial de Três Lagoas.
As concessões ferroviárias
abrangerão também 1.140 quilômetros da ferrovia que liga Lucas do Rio Verde
(MT) a Miritituba (PA), a um custo de R$ 9,9 bilhões. A obra buscará melhorar o
escoamento da produção agrícola do Mato Grosso à Hidrovia do Tapajós.
Por fim, serão concedidos 572
quilômetros de uma ferrovia que ligará o Rio de Janeiro a Vitória. “Esse ramal
ferroviário já foi objeto de estudo feito pelos governos dos dois estados”,
disse a presidenta Dilma. O custo estimado ficou em R$ 7,8 bilhões. Com a obra,
o governo pretende integrar portos e terminais ferroviários dos dois estados. O
governo projeta, ainda, outros R$ 16 bilhões em novos investimentos a
concessões já existentes
De Brasília, Daniel
Lima, Pedro Peduzzi e Luana Lourenço - Repórteres da Agência Brasil 09/06/2015
13h01
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