sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Vacinação

Campanha de Multivacinação termina hoje, sexta-feira (30)
Pais e responsáveis têm até hoje, sexta-feira (30), para levar as crianças menores de cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade para atualizar a caderneta de vacinação na Campanha Nacional de Multivacinação 2016. Iniciada no dia 19 de setembro, a campanha vacinou no Ceará 48,9% das 170.050 crianças e adolescentes que foram a uma unidade de saúde, correspondentes a 83.170 crianças e adolescentes que receberam 118.199 doses de vacinas até a manhã de quinta-feira (29).

Nas unidades de saúde, a caderneta de vacinação da criança e do adolescente passa por avaliação criteriosa da situação vacinal. O esquema vacinal é então atualizado, de acordo com a situação encontrada. Como a vacinação acontece de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada. A estratégia da Campanha Nacional de Multivacinação 2016 busca resgatar a população não vacinada ou com esquemas de vacinação incompletos, tanto na infância como na adolescência, visando melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.
Estão disponíveis durante a campanha as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação, entre elas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumocócia 10, Meningocócica C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A e contra hepatite B. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estão disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV; esta última específica para meninas entre nove e 13 anos.
Em 2015, no Ceará, 401.959 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos 184 municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 238.998 foram vacinadas e receberam 187.924 doses das vacinas oferecidas. Este ano a campanha incorpora as meninas de nove anos, para imunização contra HPV, e os adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. Para acompanhar a evolução dos números da campanha no Ceará, acesse  sipni.datasus.gov.br
Da Assessoria de Comunicação da Sesa, Marcus Sá/ Helga Racke, 30/09/2016l

Nenhum comentário:

Postar um comentário