domingo, 28 de julho de 2013

HOMENAGEM - DIA DO AGRICULTOR

28 de julho - Dia do Agricultor
Ele já foi chamado pelos mais variados codinomes. Termos como: campônio, camponês, lavrador, trabalhador do campo, agricultor rural, pequeno produtor rural, e, agora, agricultor famíliar. Há também o agroprodutor, o médio e o grande produtor rural e o agropecuarista, aquele que planta e cria em média ou grande escala.

A evolução social, as transformações introduzidas no campo ultimamente têm, de certo modo, favorecido ao setor, mormente a parte que reúne maior monta de atividades no campo, através de políticas públicas pertinentes.
Porém no que concerne ao amparo e estímulo aos pequenos esses amparos ainda são insipientes, e, por isso, insuficientes à esta categoria de trabalhador - pequeno produtor rural/agricultor rural - tão fundamental para o desenvolvimento regional do nosso País. Este Pais de mais de 8 milhões de km², quase todo de área agricultável que já poderia ostentar segurança alimentar plena de sua população, mas que ainda lamenta a existência de pobres e miseráveis sem alimentos. Embora, nos últimos 10/12 anos tenha havido gradual mas notória minimização da pobreza, da miséria e da indigência em nosso País, muito mais ainda precisa ser feito, principalmente em áreas mais remotas no campo.
Atualmente, existem dois projetos para o campo, com focos diferentes, no Brasil. Um, prevê a expansão da produção agropecuária (mais ainda - e aí, tem toda uma questão macroeconômica que envolve geração de divisas, equilíbrio da balança comercial, etc e tal) para a exportação.
E o outro, enfatiza aspectos sócio-econômico-ambientais do processo de desenvolvimento rural sustentável.
Ambos os projetos, já em execução, são extremamente necessários a um maior crescimento do nosso País, no setor. Porém, é fundamento de bom alvitre que não se perca mesmo o foco do equilíbrio das condições de sustentabilidade (econômicas, sociais e ambientais).
Salve o agricultor brasileiro! O grande e o pequeno. E principalmente este, mais sofrido, mais sacrificado e, por isso mais merecedor do respeito e atenção de quem de direito.
Texto de Herculano Costa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário