Campanha, "Bebeu,
perdeu", alerta jovens para consumo de álcool no carnaval
Com a proximidade do carnaval, quando aumenta o consumo de
bebidas alcoólicas, o Ministério da Justiça lançou hoje (ontem, 24) uma
campanha para conscientizar, quem tem menos de 18 anos, sobre os malefícios do
álcool, com o mote: “Bebeu, perdeu”. A iniciativa também visa a sensibilizar os
comerciantes a não venderem o produto para crianças e jovens, prática criminosa
que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pode ser
punida com até quatro anos de prisão e multa.
Cinco vídeos publicitários apresentando jovens em situações
vexaminosas devido ao consumo de álcool (ressaca, desmaio, mal-estar, entre
outras situações que impede o jovem de aproveitar o carnaval) já disponíveis no
canal do ministério no YouTube, vão ser exibidos em salas de cinema
de cinco cidades com forte tradição de carnaval de rua - Belo Horizonte, Ouro
Preto (MG), Recife, Rio de Janeiro, Salvador - onde também serão divulgados outdoors e
painéis alusivos à campanha.
A estratégia de comunicação foi elaborada a partir dos
resultados de uma pesquisa encomendada à Universidade Federal de São Paulo
(Unifesp). Segundo o estudo, feito em 2010, 60% dos jovens estudantes do 6º ao
9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas
públicas e particulares, responderam já ter consumido álcool ao menos uma vez
na vida. Desses, 15,4% tinham entre 10 e 12 anos, e 43,6% entre 13 e 15 anos.
"A questão do [consumo] de álcool é delicada. Na
adolescência, então, é delicadíssima. Por isso fazemos um apelo a todos os
comerciantes para que cumpram a lei e não vendam álcool a menores de 18 anos.
Apelamos aos gestores locais para que se empenhem na fiscalização e,
evidentemente, aos adolescentes, para que percebam que a vida pode ser curtida
com muita alegria e felicidade sem o consumo de álcool", disse o ministro
da Justiça, José Eduardo Cardozo.
De acordo com o secretário nacional de Política sobre Drogas,
Vitore Maximiano, os dados sobre o consumo de álcool por menores de 18 anos é
preocupante, principalmente porque, embora a pesquisa da Unifesp não aponte,
sabe-se que muitos desses jovens têm acesso à bebida no ambiente doméstico, na
companhia de parentes.
"Há casos de o álcool ser oferecido pela própria
família, o que acaba estimulando o consumo. Isso nos preocupa muitíssimo",
disse o secretário. Ele informou que a secretaria oferece a educadores de todo
o país um curso de capacitação para que os profissionais saibam identificar e
lidar com essa situação. As inscrições para as novas turmas estão abertas até a
próxima sexta-feira. Estão sendo oferecidas 100 mil vagas em todo o Brasil e os
cursos são ministrados por algumas das principais instituições universitárias
do país. Os interessados podem ter mais informações na secretaria, pelo
telefone (61) 2025.7200 ou pelo site www.senado.gov.br.
O custo de produção dos cinco vídeos institucionais e de
veiculação de todas as peças publicitárias, incluindo outdoors e
painéis, alcançou R$ 5 milhões. Nas emissoras de TV comerciais, no entanto, os
vídeos serão exibidos como propaganda institucional gratuita.
De Brasília, Alex Rodrigues - Agência
Brasil - 24/02/2014 18h08
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