domingo, 9 de novembro de 2014

Climatologia (*)

Da série Altas Temperaturas - No Ceará
Desde o início do mês de agosto, uma onda de calor tomou conta do sertão do Ceará e, com mais intensidade, acredita-se, em Sobral e na Zona Norte do Estado. A população vem experimentando um clima dos mais inclementes, cujas temperaturas têm variado de 38 a 40°C, ao sol.
Há quem diga que já se registraram temperaturas mais elevadas, em torno de 44°C. Esses números podem ser facilmente observados em termômetros de uso particular já que os diversos equipamentos instalados em vários pontos da cidade encontram-se todos quebrados, inoperantes. Agora mesmo, pela manhã, pode-se observar que os termômetros estão a assinalar temperaturas acima de 30ºC, à sombra.
Idosos e crianças - Por causa do forte calor, as pessoas estão sendo obrigadas a mudarem seus hábitos, a modificarem suas rotinas de vida. Idosos e crianças estão sendo preventivamente mantidos em suas residências, principalmente, no horário compreendido entre 12 e 15 horas, período em que o calor é algo abrasador, quase insuportável, mesmo.

ÁGUA E LUZ
Em conseqüência, pode-se constatar o aumento do consumo de água com banhos freqüentes, bem como maior demanda de energia elétrica para mover aparelhos necessários à diminuição da temperatura, durante o horário de pico do calor e até à noite.

Ganhando com o calor - No âmbito citadino é fácil deduzir que as pessoas estão consumindo mais água mineral, refrigerantes, sucos, água de coco e sorvetes (sem esquecer as loiras geladas – beba com moderação!).
Percebe-se também que os mais abastados estão procurando mais orientação médica, intensificando cuidados especiais no que se refere à saúde dos mais vulneráveis ao calor (crianças e idosos) e até buscando outros refrigérios, mormente nos finais de semana, nas estâncias serranas  e em pousadas no litoral.

B.R.O-brós - O clima do Ceará, e, sobretudo, o de Sobral, sempre foi elevado nesse quadrimestre denominado B.R.O-brós. Várias são as causas dessa variação climática: O nosso Estado localiza-se na parte mais crítica do polígono das secas; nosso sertão fica no epicentro do semi-árido nordestino, onde o sol passa mais a pino neste período; estamos em posição frontal com relação ao Deserto do Saara-África. A meso-região Noroeste cearense fica dentro da depressão sertaneja entre as serras da Uruburetama, a Leste, da Ibiapaba, ao Oeste; da Itataia e das Matas, ao Sul, e da Meruoca e do Rosário, ao Norte e Noroeste, respectivamente, num vácuo de pouca aragem, à exceção do “aracati”, que se intromete planície a dentro, nos fins de tarde, esporadicamente.
(*) -  Climatologia - Altas temperaturas - Continua amanhã.
Do blog, em 09/11/2014, às 08h32

Nenhum comentário:

Postar um comentário