domingo, 9 de novembro de 2014

Expectativa de inverno

Surgem as primeiras manifestações de profetas populares sobre o inverno de 2015
Ao se aproximar o período considerado pelos sertanejos como a quadra invernosa no Ceará (janeiro/fevereiro a maio/junho) começam a surgir os primeiros prognósticos, através dos conhecidos “Profetas da Chuva”. São muitos deles espalhados por todas as regiões do nosso Sertão. 
Há até um encontro da classe, anualmente, na cidade de Quixadá, todo fim de ano, onde são apresentadas as experiência realizadas por cada um, sobre “a vinda de um bom inverno” ou a ocorrência de mais “um período de escassez de chuvas” no sertão. Os “Profetas da Chuva” realizam suas experiências no decorrer de todo o ano, observando “as movimentações dos astros celestes”, “os movimentos da natureza”, “o comportamento dos animais no campo e dos ‘bichos – insetos – nos matos”. Chegam a se antecipar às previsões da ciência.
O XIX Encontro dos Profetas da Chuva em Quixadá ainda não tem data de realização determinada, mas alguns deles já se manifestam acerca do próximo inverno. 
É o caso de Jeremias Silva Mota, 78 anos, natural do Piaui, residente em Alcântaras (CE) que se diz profeta das chuvas. Ele afirma que em 2015, no Ceará haverá bom inverno e que os rios e riachos vão correr e os açudes vão encher, e, ainda, quem plantar vai colher boa safra. Ele disse  que sua afirmação tem por base a observação da feitura da casinha do “João de Barro”, pássaro que faz seu ninho numa casinha de barro que constrói para botar seus ovos e procriar. Quando o animal faz a casinha com a porta para o nascente é sinal de escassez de chuva. Quando o bicho faz a entrada da casinha voltada para o poente é sinal de bom inverno. Essas casinhas de “João de Barro” já estão sendo feitas com as entradas viradas para o por do sol. Então, vamos ter bom inverno no ano que vem, disse Jeremias à imprensa em Canindé ao participar de uma romaria.
José Raimundo Félix de Souza, 82 anos, natural de Crateús, que também se autodenomina profeta popular, é outro a afirmar que no próximo ano haverá inverno bom, apesar da coincidência de que em 2015 vai fazer um século da seca de 1915 (a terrível seca do 15), quando morreram de fome milhares de cearenses. “Não haverá seca temerosa, no próximo ano”, disse ao blog. 
Ele conta que desde junho vem observando a natureza e tudo que observou lhe conduz a afirmar que teremos bom inverno. Os ventos de julho, o luar de agosto, o ar pesado em setembro e o comportamento das formigas se deslocando das baixadas para fazer seus viveiros nas partes mais elevadas. O mandacaru ainda não florou, mas já esta abotoando. A siricora está cantando de madrugada. O canto alegre das aves na alvorada também é outro bom sinal. “Pelo que vejo, não tem como o inverno não ser bom este ano vem”, garante o sertanejo.
Os cientistas, no entanto, preferem aguardar a entrada do novo ano – janeiro/fevereiro –(como é o caso da FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), para expressarem seus prognósticos. Conforme o órgão de previsão de chuva do Estado, só após estudarem as modificações dos graus de resfriamento das águas do Atlântico e do aumento de temperatura das águas da região tropical do Oceano Pacífico. É o confronto entre as crenças populares (Profetas da Chuva) x ciência (fenômenos El Niño/La Niña). 
Do Blog, em 09/11/2014

Um comentário:

  1. A natureza, um ponto relativo em que se constroe um ciclo de vida .Em que as formigas ,os passaros e outros em uma ligação natural .Ai vem o homem querendo saber do ocorrido:"choveu menos porque o oceano atlantico se encontra mas frio e BLA BLA BLA .Sempre encontrando respisdas cientificas .SOU MAIS OS PROFETAS ...

    ResponderExcluir