sábado, 30 de novembro de 2013

CEARÁ NATAL DE LUZ

Então, já é Natal?
Em Fortaleza já se respira o espírito natalino. Veja algumas imagens da abertura, ontem, sexta (29), na Praça do Ferreira, da 17a Edição do Ceará Natal de Luz:
 
E, em Sobral, não vamos ter nada?
(Fotos: Humberto Mota) 

NOTÍCIA MAIS COMENTADA, DE ONTEM PARA HOJE

Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel nas refinarias
 
São Paulo – A Petrobras reajustou hoje (ontem, 29) os preços da gasolina e do óleo diesel para as refinarias. Segundo fato relevante divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no início da noite de hoje, a gasolina será reajustada em 4% e o óleo diesel em 8%. De acordo com o comunicado, os novos valores entrarão em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira.
O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março. 
Segundo a Petrobras, o reajuste busca alcançar “a convergência dos preços no Brasil” com os preços vigentes no mercado internacional.O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).
Hoje (ontem) o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste.
Da Agência Brasil, Elaine Patrícia Cruz, 29/11/2013, às 19h08

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

Governo do Estado libera mais 160 projetos de abastecimento d’água para 60 municípios
 
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, libera em solenidade no Palácio da Abolição, nesta segunda-feira (2), mais 160 projetos de abastecimento d’água dentro do Programa Água para Todos. A solenidade será às 9 horas e contará com as presenças do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes e o Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins. Cada representante da comunidade beneficiada com o sistema receberá um certificado de que a comunidade será assistida.

As comunidades beneficiadas com os sistemas foram escolhidas através do comitê municipal, que é formado por representantes dos órgãos do Município, sindicato, Federação, Estado e Igreja.Os integrantes do comitê são formados 70% pela sociedade civil e 30% pelo poder público.

Os 60  municípios que serão  favorecidos com os projetos são: Aiuaba, Alcântaras, Aracati, Ararendá, Aratuba, Banabuiú, Beberibe, Camocim, Capistrano, Carnaubal, Cascavel, Catunda, Chaval, Choró, Chorozinho, Crateús, Ererê, General Sampaio, Granja, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibaretama, Ibicuitinga, Independência, Ipu, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Massapê, Meruoca, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Morrinhos, Nova Russas, Ocara, Pacajús, Pacujá, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Quiterianópolis, Russas, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Senador Sá, Tauá, Tianguá e Uruoca.

O Governo do Estado e o Ministério irão investir no projeto aproximadamente R$ 34,95 milhões beneficiando 7.349 famílias, que terão água de qualidade nas suas residências e não dependerão mais de outras fontes de abastecimento.“ As famílias beneficiadas não precisarão mais carregar latas d' água na cabeça, abastecer suas residências com água de carros pipa, além de diminuir os riscos de contaminação por doenças que tenham como veículo a água”, afirma o coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Wanderley Guimarães.

O Programa Água para Todos é um projeto que faz parte do programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal, que em convênio com o Ministério da Integração e a SDA implantarão 1.350 sistemas de Abastecimento de Água no Estado do Ceará, além de cisternas de polietileno.

Serviço
Data: 2 de dezembro de 2013
Horário: 9 horas
Local: Auditório do Palácio da Abolição- Avenida Silva Paulet, n° 400- Meireles - Fortaleza/CE                                                                                                                                                     
Assessoria de Comunicação da DAS - Lúcio Filho, 29/11/2013, para o blog

NEGÓCIOS & ARTES


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), e os empreendedores do bairro Dom Expedito, promovem nesse sábado, 30, às 18h30, a Feira de Negócios e Artes do Dom Expedito (Fenade). O objetivo da Feira, que conta com a parceria da empresa New Faces Conceito, CRAS e Centro de Saúde da Família, é divulgar os empreendimentos nas áreas do artesanato, gastronomia, cultura, esporte e outros.

Programação terá exposição e comercialização em barracas com artesanatos, desfile de moda, festival de gastronomia, apresentação de grupos de dança, e comidas Típicas.

A Fenade é uma ação do Projeto Circuito de Feiras nos Bairros e Distritos, do Programa Trabalho Pleno da Prefeitura de Sobral, coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Município (STDE), com o objetivo de promover o comércio e serviços de empreendedores de bairros e distritos. 
Do blog da PMS

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Seminário discutirá aplicação dos royalties do petróleo na Educação

Com o objetivo de discutir de que forma e a partir de quando os royalties do petróleo serão aplicados na Educação, a Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara dos Deputados realizam na próxima segunda-feira (02/12), às 8h, o seminário "Royalties para a educação: e agora?". O evento acontecerá no Auditório Deputado João Frederico, anexo II da Assembleia.
A iniciativa partiu dos deputados estaduais Rachel Marques (PT) e Professor Teodoro (PSD) e dos deputados federais Artur Bruno (PT-CE) e Chico Lopes (PCdoB-CE). O debate vai contar, ainda, com a participação do consultor legislativo da Câmara dos Deputados sobre recursos do petróleo - que atuou na formulação da atual legislação sobre os royalties -, Paulo César Ribeiro Lima, e do vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Milton Canuto.
Serão debatidas questões como quais serão os resultados imediatos dos royalties do petróleo na Educação e quais os impactos dos novos investimentos no dia a dia do aluno, do professor, dos pais, nas várias modalidades de ensino e nos diferentes perfis de instituições educacionais.
O seminário também conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado, Sindiute, Sindicato Apeoc, Fetamce, Confetam e Asseec. Todos os profissionais de educação estão convidados. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (85) 3253-5906 ou no próprio auditório da Assembleia Legislativa, no momento do seminário. 
Da Redação/LF para o blog

BAIRROS - PEQUENOS NEGÓCIOS


O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), e os empreendedores do Bairro Sumaré, promovem nessa sexta e sábado (29 e 30), a partir das 18h, a Feira de Negócios do bairro Sumaré (Fenesum).

O objetivo da Feira, que conta com a parceria do Sebrae, é divulgar os empreendimentos nas áreas do artesanato, gastronomia, cultura, esporte e outros. O evento terá em sua programação: exposição e comercialização em barracas com artesanato; desfile de moda; apresentação de bandas de forró e axé.

A Fenesum é uma ação do Projeto Circuito de Feiras nos Bairros e Distritos, do Programa Trabalho Pleno da Prefeitura de Sobral, coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Município (STDE), com o objetivo de promover o comércio e serviços de empreendedores de bairros e distritos.
Do blog da PMS

NOTÍCIAS - ÚLTIMAS DE ONTEM, PRIMEIRAS DE HOJE

Manchetes deste sábado (30/11), dos principais jornais do País
1 – O Povo (CE) – Assalto: Três ações contra bancos, em menos de duas horas

2 - Diário do Nordeste (CE) -  Reféns, tiroteio e morte, em tentativa de fuga da prisão

3 - O Estado (CE) -  Trio tenta resgatar presos na CPPL I

4Globo (RJ) – Petrobras anuncia gasolina 4% mais cara nas refinarias

5Valor Econômico (RJ) – Entra em vigor reajuste de 4% na gasolina e 8% no diesel na refinaria

6 Estadão (SP) – Petrobras reajusta os preços da gasolina em 4% e do diesel em 6%

7 - Folha de São Paulo (SP) – Gasolina sobe 4% a partir de hoje. Na bomba o reajuste deve ser de 2%

8 Correio Braziliense (DF) – Petrobras anuncia aumento na gasolina e brasilienses fazem filas nos postos

9 Estado de Minas (MG) – Petrobras reajusta gasolina e diesel, a partir deste sábado

10Jornal do Commercio (PE) – Gasolina e diesel ficam mais caros neste sábado

11 – Zero Hora (RS) – Petrobras reajusta gasolina e diesel, a partir deste sábado

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AUMENTO DA GASOLINA E DO DÍESEL

Charge, por oportuno

ALTA NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Preço da gasolina sobe 4% a partir de sábado  

A Petrobrás informou nesta sexta-feira que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados nas refinarias a partir da 0h deste sábado, dia 30. Para a gasolina, o aumento é de 4% e para o diesel, 8%. O reajuste foi decidido hoje durante a reunião do conselho de administração da estatal.
Segundo a empresa, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
Segundo o fato relevante, a implementação da política de preços visa "assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina".
Outro objetivo é alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais. Além disso, com esse modelo, a empresa busca não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.
De São Paulo, Eulina Oliveira - Agência Estado, 29/11/2013, às 18h44

CEARÁ - PORTO DO PECÉM

Ibama autoriza início de obras de ampliação do Porto do Pecém
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) expediu ofício para a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), nesta quinta-feira (28),  autorizando o começo das obras de ampliação Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém. ?Esse documento permite início imediato das obras de ampliação do TMUT?, afirmou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. O consórcio Marquise/QG/Ivaí formado pelas empresas Construtora Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí Engenharia de Obras, realizará as obras pelo valor de R$ 568,7 milhões, com previsão de término em 30 meses.

Os serviços da segunda etapa da expansão do terminal portuário incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros da ponte; a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres. Estes últimos equipamentos serão voltados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da refinaria Premium II da Petrobras e da ferrovia Transnordestina; está previsto também a ampliação do pátio da retro-área de aproximadamente 69.000 metros quadrados.

Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de placas da siderúrgica, enquanto a Ferrovia Transnordestina utilizará provisoriamente o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), cuja primeira etapa já foi inaugurada, até ter o seu próprio terminal. O secretário Adail Fontenele, define como fundamentais os investimentos no terminal portuário para fomentar a captação de empreendimentos de grande porte para o Estado, os quais resultarão em impactos positivos na economia estadual.

TMUT
Em agosto de 2010 o Governo do Estado entregou a primeira etapa das obras do TMUT, composto por dois berços de atracação, que atenderão aos navios porta-contâiner; ampliação do quebra-mar para mil metros; e o prolongamento da ponte existente, de 348 metros. O custo da obra foi de aproximadamente R$ 410 milhões. Além do TMUT o Terminal recebeu, ainda, o reforço de obras como a implantação de uma correia transportadora e de um descarregador de minérios, que somaram investimentos da ordem de R$ 175 milhões. A expectativa é que com a nova ampliação, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) esteja composto por um berço no TMUT, um novo quebra-mar, dois berços de granéis sólidos; e cinco berços de granéis líquidos.


Assessor de Comunicação da Seinfra, Marco da Escóssia , 29.11.2013, às 17h30

CIDADE - DESOBSTRUÇÃO DE PASSEIOS

Prefeitura fiscaliza comercialização em passeios públicos e diligencia desobstrução dos espaços de circulação dos pedestres

A Secretaria de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente de Sobral iniciou, na quarta-feira (27), fiscalização de lojistas para retirada de mercadoria das calçadas. A operação foi iniciada, naquele dia, às 6 horas, no Mercado Público e Zona do Centro, e será realizada em toda a cidade. Durante a operação, que deverá se prolongar por mais tempo, estará sendo fiscalizada também a regularidade dos Alvarás de Funcionamento dos estabelecimentos.

Os lojistas estão sendo notificados e a partir do dia 1º de dezembro os estabelecimentos em desacordo com o que dispõe o Código de Obras e Posturas do Município, ou seja, usando o espaço público para comercialização, serão multados podendo chegar até o valor de R$2500.

De acordo com a Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, que comandou a operação, o objetivo “é garantir que as pessoas possam circular na via pública com segurança. Também não faz sentido ocuparem o espaço público se já têm seus estabelecimentos para comercialização dos seus produtos”.
Com informes do blog da PMS

CEARÁ NATAL DE LUZ 2013

Então é Natal!
Acontece nesta sexta-feira, em Fortaleza, a abertura do Ceará Natal de Luz 2013, com apresentação de Waldonys, Elba Ramalho, Chico Pessoa e do maestro Adelson Viana, além da tradicional chegada do Papai Noel
Com a proposta de destacar um dos principais produtos artesanais do Estado, a renda, a abertura da 17ª edição do Ceará Natal de Luz, acontece na Praça do Ferreira, hoje, às 18h, com apresentação da Camerata da Universidade de Fortaleza e a tradicional missa.
Waldonys comanda a abertura do Ceará Natal de Luz hoje, na Praça do Ferreiro
(FOTO: VIVIANE PINHEIRO)
Logo em seguida, é a vez do Papai Noel chegar, em grande estilo, para encantar o público presente. Além do bom velhinho, as crianças, do Coral de Luz se apresentam na sacada do Hotel Excelsior.

No cair da noite, em uma homenagem ao saudoso Dominguinhos, o cantor Waldonys comanda, pela primeira vez, a abertura do período natalino. A festa terá a participação especial de Elba Ramalho, Chico Pessoa e do maestro Adelson Viana. "Me sinto honrado [com o convite de participar da abertura]. Nunca me desvinculei da proposta do início da minha carreira, em 1985, de fazer música sem vislumbrar o lado comercial. O público que comparecerá à abertura é o tipo que aprecia a música que eu faço, música para toda a família", disse o sanfoneiro.

Além de clássicos da trajetória artística de Dominguinhos, como "Eu só quero um xodó", e "Isso aqui tá bom demais", Waldonys adianta que o repertório da apresentação será mesclado com sucessos dos convidados especiais. "Será uma mistura. Ele [Dominguinhos] será muito mencionado e haverá uma surpresa no meio do show", despista.

As crianças do Coral de Luz se apresentam na sacada do Hotel Excelsior até o dia 23 de dezembro
Para quem não puder prestigiar o Coral de Luz na noite de hoje, vale ressaltar que o coral das crianças se apresentará diariamente, às 18h, até o dia 23 de dezembro.

Programação especial

O Parque das Crianças também vai receber uma programação especial para o período festivo. A partir deste sábado (30), visitantes terão acesso gratuito à Feira do Artesanato, de 8h às 22h, e à Casa do Papai Noel, de 16h às 20h.

De quinta a domingo, será realizado o Desfile de Natal, com diversas alas representadas por personagens e símbolos natalinos, uma criação do artista plástico Carri Costa, sempre às 19h. As atrações musicais, com apresentações de terça a domingo, no Anfiteatro do Parque, também começam amanhã e seguem até o dia 22 de dezembro.

Uma das principais marcas do Ceará Natal de Luz, as árvores temáticas também serão espalhadas ao redor da cidade. Utilizando elementos regionais, este ano os enfeites são inspirados em obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Mais informações
Festa de abertura do Ceará Natal de Luz 2013
Hoje (29), a partir de 18h, na Praça do Ferreira. Entrada gratuita. (85) 3252.3401.
Por JACQUELINE NÓBREGA, Zoeira/DN,
29.11.2013, às 9h07, com adaptações do blog

OPINIÃO - ARTIGO

Aécio, os cartéis e as borboletas
Dirceu Borboleta foi um personagem singular da teledramaturgia brasileira. Cidadão pusilânime, vacilante, incapaz de enfrentar a realidade. Comungava com os malfeitos de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira, na novela “O Bem Amado”, exibida em 1973.

Nesta semana, 40 anos depois, quem fez uma bela homenagem a Dias Gomes foi o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Diante de tantos desmandos e malfeitos do governo tucano do Estado de São Paulo, o senador reuniu sua tropa de choque e partiu para cima do juiz, do delegado, do promotor, enfim, de todos aqueles que tomaram providências para apurar as denúncias, acusando-os de “utilizar o governo para tentar prejudicar o PSDB”.
O senador deixou de lado as fartas evidências da corrupção praticada pelo seu partido em São Paulo. Esqueceu até que uma das empresas, a Siemens, já assumiu a participação em conluios para a formação de cartel. Não se lembrou também que a justiça suíça condenou a Alstom por prática de corrupção junto ao governo tucano.
Aécio Neves protagonizou, no mínimo, um cena de ingenuidade política: acusou o deputado petista Simão Pedro de adulterar documento; o ministro da Justiça, de encaminhar o tal documento para a Polícia Federal; e o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de utilizar o cargo para prejudicar o PSDB. Nem uma palavra sobre formação de cartel, corrupção e outros desmandos praticados ao longo de 15 anos de reinado tucano em São Paulo.
As acusações de Aécio são dignas de um capítulo da novela “Bem Amado”. Sem apresentar provas ou perícias, a acusação desconhece que eram dois documentos, um dirigido à direção da Siemens no exterior e o outro, às autoridades brasileiras. Pouco importa se eram dois documentos. Bastava ao senador Aécio ler a versão em inglês, que descreve de maneira pormenorizada a sofisticada rede de corrupção, dando inclusive nomes às empresas envolvidas.
Para que essa encenação não fique com cara de tentativa de desviar a atenção do mau cheiro que exala do Palácio dos Bandeirantes, o senador Aécio Neves tem o dever de mostrar ao País que conhece de política mais que de lepidópteros (borboletas), cobrando a investigação das denúncias, a responsabilização criminal dos envolvidos e a devolução dos recursos, para destiná-los aos transportes públicos de São Paulo – de onde, aliás, foram desviados por seguidas reencarnações de Odorico Paraguaçu.
por Paulo Teixeira

Publicado em viomundo, em 28/11/2013. Ilustração do blog.

T & I

Secitece e Stde lançam Programa TECNOVA em Sobral

O Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (Stde), realizaram, nessa terça-feira (26), o lançamento do Tecnova - Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresa e Empresas de Pequeno Porte. A cerimônia ocorreu no Centro Integrado SESI/SENAI.

Na ocasião, o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho, apresentou o edital do Tecnova, destacando a importância do programa não só para as micro e pequenas empresas, mas também para o estreitamento da relação entre empresas, governo e universidades. Além do coordenador da Secitece, o evento contou com a presença da Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Daniela Costa (Stde), que representou o Prefeito Veveu.

Os recursos do programa Tecnova, orçados em R$ 13,5 milhões, irão apoiar projetos nos setores: petróleo e gás, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), energias renováveis, couro e calçado, têxtil, agronegócio, eletrometalmecânica e biotecnologia. O valor para cada projeto varia de R$ 180 mil a R$ 600 mil.

O objetivo principal do Programa de Subvenção Econômica é promover aumento das atividades de inovação e o incremento da competitividade em empresas de micro e pequeno porte. 

O edital se encontra disponível no site da Secitece, no endereço, www.sct.ce.gov.br/index.php/downloads/category/29-tecnova, e visa apoiar projetos de inovação, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) são os responsáveis nacionais pelo programa. No Ceará, o Tecnova é coordenado pela Secitece com apoio da Fundação de Apoio a Serviços, Ensino e Fomento à Pesquisas (Fundação Astef), da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Fonte: blog da PMS

JUSTIÇA

Vara de Execuções determina tratamento igualitário aos presos da Papuda
 
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal (DF) determinou hoje (ontem), (28), que seja dado tratamento igualitário a todos os presos da Penitenciária da Papuda, no DF. A decisão foi tomada após inspeção feita pelos juízes da VEP no presídio onde estão presos 11 condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Aos juízes, detentos e servidores do presídio afirmaram que os condenados estão recebendo tratamento diferenciado principalmente em relação a visitas e alimentação. 
Uma inspeção foi conduzida pelos juízes da VEP, na Papuda, nos dias 25 e 26 de novembro, constatou um “clima de instabilidade e insatisfação”. As conclusões foram obtidas por meio de entrevistas informais com servidores e detentos da penitenciária.

No despacho, três juízes, entre eles Bruno André Silva Ribeiro, determinam que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) deve dar tratamento igualitário a todos dos presos. Se a determinação não for cumprida, os juízes relataram que vão estender as regalias a todos os detentos. “Esta VEP estenderá a todos os presos do sistema prisional local eventuais direitos, garantias ou regalias concedidas por ato administrativo, formal ou não, determinado sentenciado ou grupo de apenados, especialmente no que se refere a regalias de visitação e alimentação”.
Onze réus que tiveram a prisão decretada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, na sexta-feira (28), estão na Papuda, em Brasília: O ex-ministro da Casa Civil da Presidência da República José Dirceu, o ex-presidente do PT e deputado federal (SP) José Genoíno, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, o publicitário Marcos Valério, a ex-presidenta do Banco Rural Kátia Rabello, o ex-deputado federal Romeu Queiroz,  os ex-sócios de Marco Valério: Ramon Hollerbach e Cristiano Paz e a ex-funcionária do publicitário, Simone Vasconcelos.
De Brasília – André Richter, da Agência Brasil, 28/11/13, às 21h30

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Comissão aprova audiência para discutir reivindicações da Uece, Urca e UVA
  
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (28/11), a realização de audiência pública para discutir a pauta de reivindicações dos servidores, estudantes e professores das universidades estaduais – Uece, Urca e UVA – bem como da autonomia universitária desses entes públicos.
O debate foi proposto por meio de requerimento apresentado pelos deputados Rachel Marques (PT), presidente do Colegiado; Tin Gomes (PHS), 1º vice-presidente da Casa e Eliane Novais (PSB); e aprovado pelos parlamentares Rachel Marques, José Sarto (Pros) e Júlio César Filho (PTN). O pedido agora segue para votação em plenário, e a audiência deve ocorrer na próxima semana.

A solicitação da audiência foi acatada pelo 1º vice-presidente Tin Gomes durante reunião realizada com professores e representantes dos sindicatos das categorias na noite desta quarta-feira (27/11), ocasião em que estudantes, professores e sindicalistas passaram a ocupar o hall da entrada do Plenário 13 de Maio. Os manifestantes buscam o apoio dos parlamentares na mediação de um encontro com o governador do Ceará, Cid Gomes.
Da Redação:LF, para o blog

CIDADE - MELHORIAS NA PRAÇA

Prefeito de Sobral acompanha, 'in loco', asfaltamento de vias na Praça da Sé
O Prefeito Veveu Arruda acompanhou, na tarde de quarta-feira (27), os trabalhos de recapeamento asfáltico, nas proximidades da Igreja da Sé, na Avenida Oriano Mendes, que visa à melhoria do trânsito naquela área central de Sobral, que vinha bastante danificada, por conta de obras diversas no local. 
Constam ainda dos trabalhos que ali estão sendo ultimados, sinalização horizontal e vertical e a colocação de novos semáforos.
Nada melhor para aquele logradouro e entorno que vão acolher nestes dias os festejos religiosos em honra à Padroeira de Sobral, Nossa Senhora da Conceição.

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Discurso proferido pelo deputado Mauro Benevides na sessão de 27 de novembro de 2013
“Taxa Selic”

Senhor Presidente,
Senhoras e senhores deputados: 
Está sendo aguardada para a tarde de hoje a decisão do Comitê de Política Monetária em torno da nova Taxa Selic, havendo indicações de que a mesma ascenderá à casa dos dois dígitos, chegando a 10%, o que nos faz recordar épocas anteriores, sob reclamações justificáveis das classes empresarias e dos segmentos conscientizados da comunidade brasileira, com ressonância na esfera internacional.
O esforço continuado do Banco Central para reduzir a inflação, discretamente crescente, teria sido a justificativa apresentada por aquele Órgão, embora a motivação só venha a ser explicitamente divulgada na Ata Deliberativa, com a argumentação expendida por cada um dos seus ilustres componentes.
A exemplo das oportunidades anteriores, é quase certa a desencantada reação das classes empresariais, tendo à frente à Confederação Nacional da Indústria, através de seu próprio Presidente Roberto Braga Andrade, posicionado, habitualmente, contra tais majorações, que dificultam a expansão de nossas atividades produtivas.
Nesta Casa mesmo, a aludida temática sempre foi abordada por grande parte de seus ilustres integrantes, contrários a esse tipo de acréscimo, que gerará inconformismo, numa etapa em que a Presidente Dilma Rousseff empenha-se para manter-se em permanente sintonia com todas as categorias da coletividade, de cujos apoios necessita para permanecer à frente do Poder Executivo Nacional.
O dirigente máximo do BACEN, Ministro Alexandre Tombini certamente dará entrevista a respeito, apontando a motivação que teria dado lugar ao aumento, o que nos compara, agora, a fases passadas, de vulnerabilidade econômico-financeira, ultrapassadas pelo esforço despendido por parte dos setores governamentais competentes.
Discutiremos, quando tornados públicos os motivos, a sua justeza ou impropriedade, já que a grande maioria dos brasileiros externará, certamente, o seu inconformismo com a nova Taxa Selic, agora num patamar que nos faz recordar momentos outros de instabilidade, que agora inexiste entre nós.                                      
MAURO BENEVIDES
 Deputado Federal

NOTÍCIAS - ÚLTIMAS DE ONTEM, PRIMEIRAS DE HOJE

Manchetes desta sexta-feira (29/11), dos principais jornais do país
1 – O Povo (CE) - Quatro presos por cadastro fantasma de armas

2 - Diário do Nordeste (CE) -  IPTU: mais de 20 mil imoveis são isentos na Capital 

3 - O Estado (CE) - Suspeita de fraude: Coordenador do MovPaz é preso pela Federal em Fortaleza

4Globo (RJ) – Presos do mensalão dever ser tratados como todos, diz juiz

5Valor Econômico (RJ) – Governo central tem pior resultado fiscal para outubro desde 2004

6 Estadão (SP) – Suspeita faz TCU barrar concurso do Ministério do Planejamento

7 - Folha de São Paulo (SP) – Em dez meses, governo só poupa 46% da meta anual

8 Correio Braziliense (DF) – Má gestão deixa PMs sem plano de saúde

9 Estado de Minas (MG) – Manifestações pioram ainda mais o trânsito na Capital

10Jornal do Commercio (PE) – Justiça exige fim de regalias na Papuda


11 – Zero Hora (RS) – Gasolina vai subir, mas sem ajuste automático

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CARROS-PIPA

Governo do Estado e MDA entregam equipamentos para convivência com a estiagem no Ceará
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta sexta-feira (29) solenidade de entrega de equipamentos para a convivência com a estiagem em 57 municípios cearenses. Os caminhões-pipa serão usados pelos municípios para garantir o abastecimento d'água às comunidades afetadas pela estiagem. "Com esse equipamento as Prefeituras poderão reforçar a Operação Carro-Pipa tanto nacional como estadual", afirmou o secretario do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins. A solenidade de entrega dos equipamentos será nesta sexta-feira (29), às 15 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals.
 
Já os caminhões-caçamba serão utilizados para o transporte de areia, para a coleta seletiva de lixo e o transporte de materiais em geral. "Além disso esse equipamento pode ser usado junto com as motoniveladoras e as retroescavadeiras para a construção e recuperação de estradas que ligam as sedes dos municípios aos distritos", completou o Secretário.

Segundo o delegado federal do MDA no Ceará, Francisco Sombra, o investimento é de R$ 22,7 milhões. Sombra destaca ainda que de 2012 até a solenidade desta sexta-feira os investimentos do MDA em equipamentos de convivência com a seca ultrapassa os R$ 122 milhões, tanto em equipamentos como em ações emergenciais.

Serviço: 
15 horas - Entrega de veículos para os municípios cearenses
Local: Parque de Exposições Governador César Cals
Avenida Sargento Hermínio, 2677 - Álvaro Wayne - Fortaleza/CE 

Assessoria de Imprensa da DAS - Lúcio Filho,  28.11.2013

CHUVAS NO CEARÁ - PROGNÓSTICOS

Funceme emite previsão de chuvas para dezembro, janeiro e fevereiro
A Funceme concluiu, na quarta-feira (27), a previsão climática para o trimestre dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo o documento (obtido após análises dos modelos atmosféricos globais e dos campos oceânicos e atmosféricos), a maior probabilidade é de que as chuvas nos próximos três meses fiquem em torno da normalidade climatológica na maior parte das regiões cearenses. Para o setor noroeste do Estado (Região da Serra da Ibiapaba), a maior probabilidade é de chuvas acima da média normal até fevereiro.
A instituição ressalta que dezembro e janeiro são os meses que compõem a pré-estação chuvosa e as médias de chuva nesse período são mais baixas que as dos meses da quadra-chuvosa, ou seja, chover em torno da média em dezembro e janeiro não significa chover muito.

Normal climatológica mensal: 
Dezembro (pré-estação) - 29,2 milímetros
Janeiro (pré-estação) - 98,7 milímetros
Fevereiro (quadra chuvosa) - 127,1 milímetros

Sistemas diferentes 
Os sistemas meteorológicos que atuam na pré-estação, segundo a Funceme, são diferentes dos que atuam na quadra chuvosa. Assim, não há relação entre a previsão para os próximos três meses e o prognóstico oficial da quadra chuvosa.
"É preciso cautela. São períodos diferentes com sistemas distintos. Nada impede que haja chuvas razoáveis em dezembro e em janeiro, mas a estação fique abaixo da média. Até gostaríamos de dar uma notícia melhor, porém, ainda é cedo para falarmos das precipitações da estação chuvosa", destaca Eduardo Sávio Martins, presidente da Funceme. 
Ele também informa que a divulgação do prognóstico oficial do período chuvoso de 2014 no Ceará acontecerá na segunda quinzena de janeiro.

Assessoria de Comunicação da Funceme - Guto Castro Neto, 28.11.2013