quinta-feira, 26 de maio de 2016

Religião - Corpus Christi

“Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue. Comei e bebei todos vós”
A expressão à epígrafe foi proferida por Jesus Cristo aos apóstolos, por ocasião da Santa Ceia, quando da instituição da Eucaristia e da Santa Missa.
Para os cristãos católicos hoje é o dia de celebrar Corpus Christi, o Corpo e o Sangue de Cristo. O Corpo imolado e o Sangue derramado por Jesus, o Filho de Deus feito Homem, para a remissão dos pecados do mundo. A data sugere celebração de missas em memória do sacrifício do Salvador que se doou por inteiro pela salvação da humanidade, como Ele mesmo disse: “Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue. Comei e bebei todos vós. Fazei isso em memória de mim”.
 
Histórico
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes, também segundo a mesma tradição, foi o dia em que Cristo Ressuscitado aparece apareceu aos apóstolos para revigorar-lhes a fé no Mistério da Redenção.
Corpus Christi é uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do País.
Complementa a Festa, a procissão pelas vias públicas, quando um ostensório é conduzido por celebrantes e fiéis para adoração pública da Santíssima Eucaristia, em testemunho da fé dos cristãos católicos.
A festa é feita em atenção a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, a procissão "para testemunhar publicamente a adoração e a fé na Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).
Em muitas cidades brasileiras é costume de se ornamentar as ruas por onde vai passar a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição em todo o Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Sobral, a procissão percorre as principais rua do Centro Histórico da cidade. A tradição vem , ininterruptamente, desde os primórdios da Diocese sobralense.
Pesquisa do Blog, em 26/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário