sexta-feira, 26 de agosto de 2016

CSF - Inauguração

Prefeitura de Sobral inaugura Centro de Saúde da Família no distrito de Caracará
  
Os moradores do distrito de Caracará receberam, na noite desta quinta-feira (25), o novo Centro de Saúde da Família ‘Padre Jairo Linhares Ponte’. Esta é a 28ª unidade básica de saúde inaugurada pelo prefeito Veveu Arruda, dentro do programa de Melhoria do Sistema de Saúde, entre novas, ampliadas e reformadas, e ainda serão inauguradas, até o fim da gestão, novos CSF no Caioca, Parque Santo Antônio, Estação e Alto da Brasília, além das ampliações das Unidades de Saúde do Padre Palhano e Vila União. 
Na ocasião, o prefeito Veveu falou da alegria por estar entregando a unidade de saúde do Caracará, que também receberá uma nova ambulância. “Nós investimos pesado na saúde para ter resultados como o encontrado aqui onde nenhum criança de 0 a 1 anos de idade morreu e nenhuma mãe morreu de parto, no ano passado e neste ano. Quando fui vereador de 93 a 96 a nossa luta era conseguir que viesse uma médico e um dentista uma vez por mês para o distrito. Hoje temos outra realidade e isso me motiva a fazer cada vez mais para oferecer atendimento de qualidade para a população”, disse o prefeito adiantando que em breve irá inaugurar o Colégio Sobralense de Tempo Integral no distrito e será construído um abatedouro na localidade de Campo Grande. 
O atendimento já foi iniciado nesta sexta-feira (26), com uma equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), composta por um médico, dois enfermeiros, três auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, uma equipe de saúde bucal e uma do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O CSF conta com cinco consultórios médicos, sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, setor de nebulização, sala de procedimentos, sala de observação, sala de reunião, sala da gerência, entre outros. 
“O Veveu está fazendo uma gestão histórica em Sobral. Por onde a gente anda vê obras na área da educação, saúde, esporte. É uma gestão corajosa que vai na contramão das dificuldades pelas quais o nosso país está passando. Temos a melhor educação do país e um sistema de saúde que é referência. Em 1996, a mortalidade infantil subnotificada ultrapassava a casa das 60 crianças que morriam antes de completar 1 anos de idade e hoje essa taxa é de 7,4 porque temos uma saúde feita com dignidade”, disse o vice-prefeito Carlos Hilton Soares. 
Foi um momento de muita alegria para toda a comunidade do Caracará, que recebeu uma moderna unidade toda equipada, climatizada e com equipe completa. Como a aposentada Benedita Albuquerque, de 67 anos, que foi conhecer de perto a nova Unidade de Saúde e disse o que estava achando. “Estou achando ótimo o novo posto de saúde, muito bonito. Uma coisa dessa eu nunca tinha visto na minha vida, dentro do Caracará. Gostei muito!”
 
O CSF do Caracará oferece à comunidade consulta médica, atendimentos odontológicos, consulta de enfermagem, exames preventivo de câncer de colo do útero e de mama, raio-x, imunização, nebulização, serviços de monitoramento de saúde como, pré-natal e atenção a mulheres; hipertensos e diabéticos; acompanhamento de tratamentos contra hanseníase e tuberculose entre outros.
Por Gabriele Oliveira, da AsseCom/PMS, em 26/08/2016, por e-mail, para o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário