quarta-feira, 19 de julho de 2017

Educação superior

Governo do Ceará cria a Universidade Aberta do Brasil
Resultado de imagem para Uma imagem para Universidade Aberta do Brasil 
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (18) a Mensagem do Governo do Ceará sobre a implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará, voltado à oferta de cursos e programas na modalidade à distância, com a criação e manutenção de Polos de Apoio Presencial. A lei aprovada entrará em vigor após sanção do governador Camilo Santana. A UAB no Ceará será coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). 
A medida do Estado justifica-se pela possibilidade de dar acesso aos cearenses a educação superior à distância, nas áreas mais longínquas do Ceará. 
O Governo do Ceará, por meio da Secitece, firmará acordos de cooperação técnica e convênios com universidades públicas credenciadas pelo MEC para ofertar cursos ou programas na modalidade à distância, ficando tais universidades responsáveis por administrar esses cursos e pela manutenção da infraestrutura física e de recursos humanos.
 
Polos Presenciais 
Os Polos de Apoio Presencial, vinculados à Secitece são unidades educacionais voltadas para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programa de Educação Superior no âmbito estadual, nos quais deverá haver carga horária presencial mínima, conforme a regulamentação junto ao Ministério da Educação (MEC).

Os Polos Universidade Aberta do Brasil no Ceará vão oferecer prioritariamente:
1) Cursos de licenciatura e de formação inicial de continuada para professores da educação básica;
2) Cursos superiores para capacitação de dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica;
3) Cursos superiores nas diferentes áreas do conhecimento;
4) Ampliação do acesso à educação superior pública;
5) Fomento ao desenvolvimento institucional para a modalidade de educação à distância;
6) Pesquisa em metodologias inovadoras de ensino superior, apoiadas em tecnologia de informação e comunicação; entre outros objetivos.
Do Núcleo de Comunicação institucional do Governo do Estado do Ceará, Giselle Dutra, 19/07/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário