Sobral tem os melhores resultados de leitura escrita e matemática
Os
estudantes das escolas municipais de Sobral alcançaram os melhores níveis de
aprendizagem de leitura, escrita e matemática, superando as médias do Brasil,
Nordeste e Ceará, em todas as habilidades. Foi o que revelou a Avaliação
Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, divulgada pelo Ministério da Educação
(MEC), na quarta-feira, 25 de outubro.
Na
habilidade escrita, 91,36% dos estudantes sobralenses obtiveram os melhores
desempenhos. O resultado de Sobral é superior à média cearense (70,71%), nordestina
(49,17%) e nacional (66,15%).
Os bons
resultados de Sobral também são observados na avaliação da leitura, na qual
83,54% dos estudantes sobralenses dominam a competência leitora, enquanto a
média do Estado foi de 54,76%, a do Nordeste foi de 30,85% e a do Brasil ficou
em 45,27%.
Na avaliação
de Matemática, 83,56% dos alunos sobralenses demonstraram nível adequado de
aprendizagem, resultado superior à média do Ceará (51,72%), do Nordeste
(30,54%) e do Brasil (45,53%).
A Avaliação
Nacional da Alfabetização avalia os níveis de alfabetização e letramento em
língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do
ciclo de alfabetização das redes públicas. Em 2016, os testes da ANA foram
aplicados para 2,5 milhões de estudantes, de 50 mil escolas e 100 mil turmas.
Em Sobral, foram avaliados 2.210 estudantes do 3º ano do ensino fundamental das
escolas pública.
Melhor do
Brasil
Sobral
colhe os frutos do choque de gestão e reforma educacional, iniciada há 20 anos,
pelo então secretário de educação de Sobral e atual prefeito Ivo Gomes. Uma das
estratégias responsáveis pela elevação dos indicadores de qualidade da educação
municipal foi ter o foco inicial na garantia da alfabetização de todas as
crianças na idade certa e a criação do Programa de Alfabetização na Idade Certa
(PAIC), que estabelece a alfabetização de todos os alunos até 7 anos de idade.
Com uma
rede pública de educação avaliada como a melhor do Brasil, Sobral continua o
processo de qualificação do ensino com diversas medidas como: implantação da
educação em tempo integral, que já conta com dois colégios sobralenses de tempo
integral em funcionamento e outros em construção; implementação de novos
currículos de Língua Portuguesa e Matemática; elaboração de novo currículo de
Ciências, com base nos melhores currículos internacionais; adesão ao Programa
Internacional de Avaliação dos Estudantes, para um diagnóstico de como está a
aprendizagem dos estudantes de Sobral comparada ao restante do mundo.
Da Assessoria de Comunicação da Secretaria da
Educação de Sobral
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